Associated Press
Associated Press

Astronautas buscam danos no ônibus espacial após decolagem

Vídeos feitos durante o voo do Endeavour rumo à órbita terrestre mostram diversos fragmentos soltos

Reuters,

16 Julho 2009 | 15h49

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour verificaram o escudo térmico da nave nesta quinta-feira, 16, em busca de danos sofridos durante o lançamento, enquanto técnicos da Nasa revisavam um vídeo que mostrava o impacto de fragmentos do revestimento do tanque de combustível contra o veículo.

 

O ônibus espacial, com sete astronautas a bordo, partiu na quarta-feira, 15, para entregar à Estação Espacial Internacional (ISS) o último segmento do laboratório orbital japonês Kibo ("Esperança"). O Endeavour deve chegar à ISS na sexta-feira, para uma estadia de 11 dias e cinco caminhadas espaciais.

 

O ônibus espacial também transporta suprimentos, peças sobressalentes e um novo membro para a tripulação permanente da estação, o americano Timothy Kopra.

 

Vídeos e fotografias feitos durante os oito minutos e meio do voo do Endeavour rumo à órbita terrestre mostram diversos fragmentos - de gelo e espuma - soltando-se do tanque externo de combustível e atingindo o escudo térmico do ônibus espacial. Uma brecha no escudo provocada por um pedaço de espuma desencadeou a destruição da nave Columbia, em 2003, durante a reentrada na atmosfera.

 

A Nasa implementou uma rotina de inspeções para os ônibus espaciais em voo depois do desastre, a fim de garantir o retorno em segurança das tripulações.

Mais conteúdo sobre:
endeavournasaônibus espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.