Reprodução/NASA TV
Reprodução/NASA TV

Astronautas do Endeavour concluem última caminhada espacial

Nicholas Patrick e Robert Behnken concluíram a instalação do módulo 'Tranquility' na Estação Espacial

Efe,

17 Fevereiro 2010 | 09h26

Os astronautas Nicholas Patrick e Robert Behnken concluíram nesta quarta-feira, 17, a terceira e última caminhada da missão do ônibus espacial "Endeavour", concluindo a instalação do módulo "Tranquility" com um mirante panorâmico na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

 

Veja também:

linkAstronautas abrem 'janelas' de mirante espacial 

linkTelescópio ultravioleta será o substituto do Hubble em 2013

linkNasa lança satélite para observar tempestades solares 

 

Os astronautas entraram na cabine de descompressão às 06h03 (horário de Brasília), concluindo a caminhada espacial, segundo o coordenador da Nasa no Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, Serguei Puzanov.

 

"Os últimos trabalhos tiveram uma duração de 5 horas e 48 minutos", destacou a fonte, citada pela agência russa "Interfax", confirmando que todas as tarefas foram cumpridas.

 

Os astronautas conectaram a calefação e os cabos de transmissão de dados que unem a cabine de comando do complexo ao módulo Tranquility.

 

Também foi aberto o segundo dos dois circuitos de amoníaco para permitir que o fluido de diminuição de temperatura circule pelo do novo módulo.

 

Além disso, foi retirado o isolamento térmico das sete janelas da cúpula de observação panorâmica e acertados os últimos ajustes para que os astronautas possam acionar o dispositivo.

Mais conteúdo sobre:
ISS Endeavour caminhada espacial NASA

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.