Astronautas do 'Endeavour' farão 2ª caminhada espacial

Apesar dos problemas, NASA diz que nave irá cumprir todas as missões antes de retornar à Terra

Efe

20 de julho de 2009 | 03h40

WASHINGTON - Os astronautas David Wolf e Tom Marshburn se preparam para iniciar hoje a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do ônibus "Endeavour" destinada a completar a instalação do laboratório japonês "Kibo" na Estação Espacial Internacional (ISS).

 

Veja também:

linkBanheiro quebra na lotada estação espacial internacional

linkAstronautas do ônibus Endeavour iniciam caminhada espacial

 

O começo do passeio está previsto para 12h25 (de Brasília), e a caminhada deve durar seis horas e meia.

 

Durante a jornada, Wolf e Marshburn transportarão mantimentos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês "Kibo".

 

O próprio Wolf, junto com o astronauta Tim Kopra, tinha colocado essa plataforma no sábado na primeira das cinco caminhadas espaciais previstas durante esta missão.

 

Os tripulantes do "Endeavour" devem começar o retorno à Terra no dia 29. As análises da Nasa indicaram que, apesar de receber o impacto de alguns fragmentos do depósito de combustível externo durante seu lançamento, na quarta-feira passada, a nave se encontra em condições para retornar normalmente à Terra.

 

Ao retorno do "Endeavour", Kopra permanecerá na ISS e em seu lugar voltará o astronauta japonês Koichi Wakata, que permaneceu no espaço 124 dias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.