Reuters
Reuters

Astronautas na ISS manipulam braço robô e entram no Twitter

Na quarta-feira haverá uma nova caminhada espacial; nesta terça, astronautas recebem perguntas da Terra

Associated Press,

21 de julho de 2009 | 14h59

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) usaram braços robóticos para retirar um suporte contendo equipamento de três experimentos científicos do interior do compartimento de carga do ônibus espacial Endeavour e levá-lo ao lado de fora do laboratório espacial Kibo, construído pela Agência Espacial Japonesa para ser parte da ISS.

 

Carregando o suporte de 4 metros de comprimento consumiu duas horas e envolveu a passagem da carga do braço do Endeavour para o da estação. Os experimentos incluem equipamento para astronomia de raios X, um monitor do ambiente espacial e um sistema de comunicações.

 

O suporte fixa-se à ISS  de forma temporária. Uma vez que os experimentos sejam retirados de lá e conectados a uma plataforma instalada do lado de fora do Kibo, o suporte será devolvido ao ônibus espacial.

 

Enquanto o suporte era fixado ao laboratório, os astronautas David Wolf e Christopher Cassidy preparavam-se para a terceira caminhada espacial da missão do Endeavour na ISS. Durante a operação, que será realizada na quarta-feira, 22, eles trocarão as baterias de um coletor de energia solar e instalarão novos equipamentos de comunicação.

 

O astronauta americano Tim Kopra passou a manhã realizando experimentos para avaliar como a percepção de profundidade da visão humana muda em condições de baixa gravidade. Ele ficou escrevendo e desenhando enquanto usava um par de óculos especiais.

 

Ainda nesta terça-feira, os astronautas responderão a perguntas enviadas da Terra via Twitter e YouTube.

 

Tudo o que sabemos sobre:
estação espacialendeavournasa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.