
20 de julho de 2009 | 14h44
O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) Gennady Padalka e o engenheiro Frank De Winne trocaram peças do Compartimento de Dejetos e Higiene - o banheiro - do laboratório Destiny, depois que uma das bombas da unidade ficou inundada no domingo. Padalka e De Winne trocaram a bomba separadora, um apinel de controle e o COT, um reservatório de líquido.
Eles reativaram o sistema e os primeiros sinais são de que tudo funciona bem. A tripulação a bordo da Iss recebeu sinal verde para voltar a usar o compartimento. Com 13 astronautas a bordo, a ISS contava, desde a inundação de domingo, com apenas dois toaletes - um a bordo do módulo russo Zvezda e outro no ônibus espacial Endeavour.
Também nesta segunda-feira, 20, os astronautas David Wolf e Tom Marshburn iniciaram a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do Endeavour. A dupla saiu pelo módulo Quest às 12h27 de Brasília, em missão que coincide com os 40 anos da chegada do homem à Lua.
Os trabalhos deverão durar cerca de seis horas e meia. Wolf e Marshburn transportarão mantimentos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês Kibo.
(com EFE)
Encontrou algum erro? Entre em contato