Nasa
Nasa

Astronautas trocam peças do banheiro da Estação Espacial

Também nesta segunda-feira, 20, os astronautas David Wolf e Tom Marshburn realizam caminhada espacial

20 de julho de 2009 | 14h44

O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) Gennady Padalka  e o engenheiro Frank De Winne trocaram peças do Compartimento de Dejetos e Higiene - o banheiro - do laboratório Destiny, depois que uma das bombas da unidade ficou inundada no domingo. Padalka e De Winne trocaram a bomba separadora, um apinel de controle e o COT, um reservatório de líquido.

 

Eles reativaram o sistema e os primeiros sinais são de que tudo funciona bem. A tripulação a bordo da Iss recebeu sinal verde para voltar a usar o compartimento. Com 13 astronautas a bordo, a ISS contava, desde a inundação de domingo, com apenas dois toaletes - um a bordo do módulo russo Zvezda e outro no ônibus espacial Endeavour.

 

Também nesta segunda-feira, 20, os astronautas David Wolf e Tom Marshburn iniciaram a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do Endeavour. A dupla saiu pelo módulo Quest às 12h27 de Brasília, em missão que coincide com os 40 anos da chegada do homem à Lua.

 

Os trabalhos deverão durar cerca de seis horas e meia. Wolf e Marshburn transportarão mantimentos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês Kibo.

 

(com EFE)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.