Astrônomos anunciam descoberta de planeta recém-nascido

Esta é a primeira confirmação prática da teoria de que planetas nascem em discos de gás ao redor de estrelas

Por Carlos Orsi

Uma equipe de cientistas do Instituto Max Planck da Alemanha anuncia a descoberta, a 180 anos-luz da Terra, de um planeta-bebê, com menos de 10 milhões de anos de idade, girando ao redor de uma estrela que ainda está cercada por um disco primitivo de gás e poeira. A teoria predominante para a formação de planetas afirma que eles nascem a partir do material desses discos, mas esta é a primeira vez que se detecta a presença simultânea do disco e de um mundo ao redor de uma mesma estrela. Veja também: Planetas rochosos podem ser inevitáveis, diz simulação O planeta, chamado TWHya b, é um gigante gasoso com cerca de dez vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e gira em torno da estrela TWHydrae, um astro jovem, com aproximadamente 10 milhões de anos e cerca de 70% da massa do Sol. O Sol e seus planetas, incluindo a Terra, têm idade estimada em 4,6 bilhões de anos. TWHya b fica extremamente perto de sua estrela - gira junto à borda interna do disco de gás, a uma distância de 0,04 unidade astronômica (UA), ou 4% da distância entre a Terra e o Sol. No Sistema Solar, o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, orbita a 0,38 UA. Segundo o artigo que descreve a descoberta, TWHya b teria surgido dentro do chamado disco protoplanetário, a uma distância de 1 a 4 UA da estrela, e migrado para sua posição atual ao longo de 100 mil anos. "Podemos supor que o planeta foi responsável pela limpeza da parte interna do disco", ao absorver, por gravidade, o gás existente ali, diz o texto, publicado na edição desta semana da revista Nature. Os autores da descoberta afirmam que o novo planeta é a primeira demonstração prática - e não puramente matemática - de que é possível que mundos se formem antes que o disco protoplanetário seja dissipado pelas partículas e pela radiação emitidas pela estrela. Em 2005, uma equipe de astrônomos americanos havia anunciado a descoberta de pequenas pedras - com centímetros de diâmetro - no disco protoplanetário de TWHydrae.  Esse achado foi descrito, na época, como um sinal de que a formação de planetas estaria em andamento: as pequenas pedras seriam as sementes de futuros mundos. O trabalho foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters.