Astrônomos descobrem 10 planetas fora do sistema solar

Um grupo de astrônomos anunciou naquarta-feira ter descoberto 10 planetas fora do sistema solar,usando para isso câmeras robóticas, enquanto outra equipeafirmou ter encontrado o planeta mais jovem de todos osconhecidos. As descobertas ampliam uma crescente lista de 270 planetasextrasolares, disseram eles, num encontro de astrônomos emBelfast, na Irlanda do Norte. A equipe do robô é chamada de "SuperWASP" (a sigla eminglês de pesquisa por planetas em uma ampla área) e as câmerasbuscam os astros transitando, ou passando diante de suasestrelas. A luz do sol enfraquece só um pouco quando issoacontece e os astrônomos podem fazer uma estimativa do tamanhoe localização do planeta. Na maioria, os planetas ao redor de outras estrelas foramencontrados por um método diferente: a medição dos pequenospuxões de um planeta no campo gravitacional do sol. Don Pollaco, da Queen's University, em Belfast, e algunscolegas usaram um conjunto de câmeras nas Ilhas Canárias(Espanha), África do Sul, Chile, França, Austrália e nosEstados norte-americanos do Havaí e Arizona para descobrir os10 planetas extrasolares. Os planetas variam, em massa, da metade à mais de oitovezes o tamanho de Júpiter -- o maior planeta do nosso sistemasolar. Um deles conclui uma vez por dia uma órbita ao redor deseu sol e fica tão perto dele que sua temperatura diária podealcançar 2.300 graus centígrados. A outra equipe -- de Jane Greaves, da University of St.Andrews, na Escócia, e alguns colegas -- informou terlocalizado um planeta-bebê enquanto usava rádio astronomia paraexaminar um disco de gás e partículas de rocha ao redor daestrela HL Tau. Também se acredita que essa estrela seja jovem-- 100.000 anos enquanto o Sol tem 4,6 bilhões de anos. Anita Richards do observatório Jodrell Bank, naGrã-Bretanha, afirmou que a descoberta "mostra uma visão únicade como os planetas se formam". "O novo objeto, designado HL Tau b, é o mais jovem objetoplanetário visto até hoje", acrescentou ela. (Reportagem de Maggie Fox)

REUTERS

02 de abril de 2008 | 21h06