Astrônomos europeus localizam dois exoplanetas

Astrônomos europeus descobriram na Via Láctea dois exoplanetas ? ou planetas extrasolares - gigantes como Júpiter. O primeiro, batizado de OGLE-TR-113, está a 6 mil anos-luz da Terra e apenas 3,4 milhões de quilômetros de sua estrela, o que o permite completar uma órbita em apenas 1,43 dia. A temperatura na superfície chega a 1.800ºC.Para se ter uma idéia, Mercúrio, o mais próximo do Sol, está a 57 milhões de quilômetros. Os astrônomos calculam que o exoplaneta seja 10% maior do que Júpiter, o maior do Sistema Solar.O segundo, OGLE-TR-132, está a 1.200 anos-luz da Terra e parece ser ainda maior (15% a mais que Júpiter). Ele está a 4,6 milhões de quilômetros de sua estrela e leva 1,69 dia para dar cada volta em torno dela.TelescópiosOs novos exoplanetas foram descobertos pela combinação de duas técnicas, a partir de um dos quatro VLTs (Very Large Telescopes) do European Southern Observatory (ESO), no Chile.O nome dado aos objetos faz uma referência ao projeto OGLE, que monitora periodicamente o brilho de um grande número de estrelas e identificou estrelas-alvo para o VLT.

07 de maio de 2004 | 18h51