Atlantis volta à Terra após missão de 11 dias no espaço

O ônibus espacial Atlantis pousou no porto da Flórida nesta sexta-feira, encerrando uma missão de 11 dias para a entrega de uma carga na Estação Espacial Internacional, um dos últimos fornecimentos da Nasa antes de a frota de ônibus espaciais ser aposentada no ano que vem.

IRENE KLOTZ, REUTERS

27 Novembro 2009 | 15h46

A nave aterrissou no Centro Espacial Kennedy às 9h44 (12h44 em Brasília), encerrando a quinta missão da Nasa e o último voo do ano, na 129o missão na história do programa espacial.

Restam somente cinco missões para completar os 100 bilhões de dólares da estação orbital, um projeto de 16 países que está em construção há onze anos a 355 quilômetros da Terra.

"Estamos entrando na era de ouro do programa da Estação Espacial Internacional", disse o membro da tripulação da estação Bob Thirsk durante conferência de imprensa esta semana.

A Nasa está construindo espaçonaves do tipo cápsula para substituir os ônibus espaciais, que estão sendo aposentados devido a preocupações de segurança e alto custo operacional.

As novas espaçonaves também permitirão à Nasa enviar astronautas à Lua e outros destinos no sistema solar, além da estação. Mas elas não devem ficar prontas antes de 2015.

Até lá naves de cargas russas, europeias e japonesas se encarregarão de enviar alimento, combustível e suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

A Nasa ainda espera transferir as entregas e possivelmente o transporte de tripulação a empresas norte-americanas.

Mais conteúdo sobre:
ESPACO ATLANTIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.