'Bafômetro' usa laser para detectar câncer e outras doenças

Pesquisadores dos Estados Unidosdesenvolveram um analisador a laser que pode ser capaz deajudar médicos a detectar câncer, asma e outras doenças pormeio do hálito do paciente. O aparelho usa espelhos que fazem com que o laser toque emcada molécula que o paciente exala em uma única baforada,afirmou a equipe de pesquisadores ao periódico Optics Express,publicado nesta terça-feira. A técnica pode ajudar a detectar em minutos traços decompostos que podem indicar presença de várias doenças,incluindo câncer, asma, diabetes e problemas nos rins,afirmaram os cientistas. "Esta tecnologia revela de uma vez um quadro amplo demuitas moléculas diferentes presentes no hálito", disse Jun Ye,que liderou a equipe de pesquisadores da Universidade deColorado. Quando animais e pessoas respiram, eles exalam não apenasgases que não são necessários, como o dióxido de carbono, mastambém compostos que são produzidos com o metabolismo dascélulas. "Até agora os cientistas identificaram mais de mildiferentes compostos presentes na respiração humana", escreveua equipe de Ye no relatório da pesquisa, disponível emhttp://www.opticsinfobase.org/abstract.cfm?URI=oe-16-4-2387. Alguns indicam funcionamento anormal do corpo, como ametilamina, produzida em grandes quantidades quando ocorremproblemas no fígado ou nos rins; amônia, criada quando os rinsnão estão funcionando corretamente; ou níveis elevados deacetona, causados por diabetes. Pessoas com asma podem produzir muito óxido nítrico,exalado na respiração, enquanto fumantes produzem níveiselevados de monóxido de carbono. Em 2006, pesquisadores descobriram que cães podem sertreinados para sentirem presença de câncer no hálito depacientes. O índice de precisão foi de 99 por cento. O aparelho criado pela equipe de Ye possui uma cavidadeóptica, um espaço entre dois espelhos. Quando um laser éemitido neste espaço, o facho de luz é rebatido múltiplas vezesneste espaço, batendo contra todas as moléculas presentes noespaço, afirmou a equipe de cientistas. (Por Maggie Fox)

REUTERS

19 de fevereiro de 2008 | 15h50