
19 de outubro de 2017 | 17h02
PORTSMOUTH - Os cachorros tentam se comunicar com os seres humanos através de expressões faciais, de acordo com dados de uma pesquisa da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Os pesquisadores compararam qual a reação facial dos animais domésticos quando viam seres humanos que os alimentavam ou quando olhavam apenas sua ração.
+++ Polícia resgata 135 cães vítimas de maus-tratos em canil de Osasco
"Os cães não respondem com mais emoções faciais quando enxergam a comida. Eles produzem mais expressões quando querem se comunicar, e não só quando estão excitados", disse um porta-voz do estudo.
+++ 'Bandida perigosa': cadela rouba ração para alimentar outros cachorros
O chefe da equipe que conduziu a pesquisa, Juliane Kaminski, confirmou que a produção de expressões faciais nos cães "depende muito mais de quando um ser humano os olha do que quando são confrontados com algum alimento".
+++ Cadela Martha ganha concurso de 'cachorro mais feio do mundo'
"Agora, podemos ter certeza de que a expressão facial dos cães é sensível à atenção humana e que estas expressões são, potencialmente, uma tentativa de comunicação, e não apenas simples visualizações emotivas", afirmou Juliane.
+++ Câmara aprova projeto que proíbe sacrifício de cães e gatos sadios no País
Os pesquisadores analisaram o comportamento de 24 animais domésticos, de raças diferentes, com idades entre 1 e 12 anos.
As expressões dos cães foram filmadas em várias situações e mapeadas por um programa de inteligência que reconhece os músculos faciais. /ANSA
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.