Cargueiro russo perde contato e passa direto pela ISS

Segundo a Nasa, a Progress dirigiu-se automaticamente para uma distância segura da ISS

Carlos Orsi, do estadao.com.br

02 Julho 2010 | 14h29

A nave de carga Progress, não-tripulada, perdeu contato com a Estação Espacial internacional (ISS) nesta sexta-feira, e não conseguiu se conectar ao posto orbital. A troca de informações entre o módulo Zvezda da ISS e os computadores da Progress encarregados do procedimento automático de atracagem parou, por razões ainda desconhecidas.

 

Com isso, a nave passou direto pelo posto orbital.

 

Uma nova tentativa de atracagem não deve ocorrer ainda hoje. Segundo a Nasa, a Progress dirigiu-se automaticamente para uma distância segura da ISS, e agora aguarda que a luz do Sol recarregue suas baterias.

 

A Progress leva 2,6 toneladas de reservas de combustível, água, oxigênio, alimentos, roupa e diversos equipamentos, como cortinas destinadas a reforçar a proteção dos astronautas contra radiação.

 

A nave também transporta presentes dos familiares para os tripulantes da ISS, principalmente doces e desenhos das crianças, assim como chocolates e frutas, segundo o Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia.

 

A nave havia sido lançada da base russa de Baikonur, no Casaquistão, na quarta-feira. A perda de contato entre a Progress e o Zvezda ocorreu cerca de 30 minutos antes do momento da atracagem.

 

(com agência EFE)

Mais conteúdo sobre:
iss estação espacial nasa progress

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.