Carinho materno determina se criança será adulto estressado

Segundo os cientistas, filhotes de rato que foram acariciados tiveram um gene responsável por acalmar o cérebro em situação de estresse superativado

Um novo estudo com ratos tenta provar que a maneira com que uma mãe cuida de seu bebê pode determinar se ele será uma pessoa estressada quando adulta. Segundo o estudo, a educação teria o poder de alterar como os padrões genéticos das crianças operam. O estudo foi apresentado hoje em uma conferência sobre a origem de doenças adultas na infância. Bebês de rato que foram lambidos pelas mães tornaram-se adultos menos ansiosos e temerosos, e produziam menos hormônios do estresse que ratinhos que não receberam tal carinho. Segundo os cientistas, os ratinhos que foram acariciados tiveram um gene responsável por acalmar o cérebro em situação de estresse superativado. O teste, conduzido pelo professor Michael Meaney, McGill em Montreal, no Canadá, pode trazer uma prova científica para várias teorias sobre a influência do carinho materno na saúde mental dos filhos adultos. Esse estudo mostra "que a expressão dos genes nos mamiferos pode ser mudada permanentemente pela maneira com que mães e filhos interagem e pode ter efeitos no comportamento dos filhos a longo prazo", disse Peter Gluckman, professor da biologia neonatal e pediátrica na universidade de Auckland, na Nova Zelândia. O estudo foi desenvolvido com mais de 100 ratos, em várias experiências. "Gastamos várias horas observando com as mães acariciavam seus filhotes", disse Meaney. Apesar de o ambiente em que os seres humanos são criados ser diferente dos ratos, os cientistas suspeitam que o mecanismo de interação entre mães e filhos seja o mesmo para todos os mamiferos.