25 de outubro de 2007 | 14h47
A foto de um bebê usando uma pulseira de identificação na qual se lê a palavra "homossexual", parte de uma campanha contra a homofobia, provocou uma grande controvérsia na Itália. A imagem do recém-nascido de bochechas rosadas, acompanhada do slogan "A orientação sexual não é uma escolha", em breve será exibida em outdoors de toda a Toscana. Mas o Vaticano e políticos conservadores rapidamente criticaram o anúncio, que teve cópias publicadas em jornais italianos. O parlamentar Luca Volonte, cristão-democrata, afirmou que usar um recém-nascido para sugerir o caráter inato da inclinação homossexual é algo "fraudulento e vergonhoso". Segundo a senadora Maria Burani Procaccini, da oposição conservadora, cabeças deveriam rolar por conta da campanha. Por seu lado, o Vaticano, que não considera as inclinações homossexuais pecaminosas, mas que condena as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, considerou a questão estranha. "Não há necessidade de fazer um anúncio desse tipo", declarou a repórteres o principal diplomata do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que ocupa o cargo de secretário de Estado. Já para o Arcigay, um grupo italiano de defesa dos direitos dos homossexuais, o cartaz representa um avanço na luta pela igualdade de direitos. "Sou a favor do anúncio porque ele manifesta um conceito do qual estou convencido há algum tempo - o de que a homossexualidade não é uma escolha", afirmou o advogado gay Franco Grillini. "Um homossexual possui apenas duas opções: ou aceita sua sexualidade ou vive infeliz." Nem todos os ativistas gays deixaram-se convencer. O filósofo Gianni Vattimo disse que o anúncio pode sugerir que os gays e as lésbicas formam uma raça à parte. O congressista transgênero Vladimir Luxuria, de esquerda, afirmou ter ficado perplexo com a escolha da imagem. Elaborada pela fundação canadense Emergence, a polêmica campanha já circulou em Québec. O consultor Agostino Fragai participou do processo de escolha da campanha para ser lançada na rica e historicamente progressista Toscana. E disse saber que a imagem geraria um debate, mas ressaltou ser importante chamar atenção para o assunto. "Nós a escolhemos porque se trata de um outdoor incisivo, mas delicado, com um bebê nele", afirmou Fragai.
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