Caverna chinesa abriga a mais antiga cerâmica do mundo

Amostras encontradas em Yuchanyan datam de pelo menos 18 mil anos atrás, diz análise de carbono

Associated Press,

01 de junho de 2009 | 18h17

Fragmentos de cerâmica descobertos em uma caverna na China podem ser evidência do mais antigo surgimento de cerâmica em meio a um povo primitivo. A descoberta, na caverna Yuchanyan, data de pelo menos 18 mil anos atrás, diz estudo publicado na revista científica  Proceedings of the National Academy of Sciences.

 

linkEstatueta 'pornô' é a mais antiga obra de arte figurativa

link Fogo e flexibilidade definem dieta humana, dizem cientistas

linkDescoberta a mais antiga caverna ocupada por seres humanos

linkCaverna revela 'vida moderna' no litoral há 165 mil anos

 

A descoberta "apoia a proposta, feita no passado, de que a cerâmica feita por caçadores-coletores começou no sul da China", dizem os pesquisadores, liderados por Elisabetta Boaretto, da Universidade Bar Ilan, de Israel.

 

A cerâmica descoberta na caverna chinesa "é a mais antiga até agora", diz a cientista.

 

A cerâmica foi um dos primeiro materiais criados pelo homem, e rastrear suas origens e desenvolvimento abre uma janela para o desenvolvimento da cultura humana, disse a antropóloga  Tracey Lu, da Universidade Chinesa de Hong Kong.

 

"A cerâmica começa como instrumento de cozinha e de armazenamento. Mais tarde, alguns vasilhames de cerâmica convertem-se em símbolos de poder e status social, bem como em exemplares de arte", disse ela.

 

Lu destaca que as datas citadas no artigo "são um pouco mais antigas que as de cerâmica encontrada no Japão. No entanto, a precisão das datações de radiocarbono no calcário esteve em debate durante muitos anos". A antropóloga nota que cerâmica era feita, mais ou menos ao mesmo tempo, em vários outros pontos da Ásia oriental, como Rússia, Japão e outras regiões da China.

 

Boaretto, por sua vez, argumenta que "a importância deste estudo é a alta precisão da datação, a datação sistemática de toda a caverna, para excluir a mistura ou intrusão de materiais de outras camadas e a datação detalhada das camadas em torno da nva cerâmica".

 

"Isso marca Yuchanyan como o mais antigo local onde cerâmica foi feita", disse ela. "Não sabemos se a tecnologia saiu da China para outros lugares, mas essa hipótese ficou mais forte".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.