Celebração da Páscoa de Aparecida deve reunir 140 mil fiéis

Pela primeira vez uma artista participará da Semana Santa na basílica, a apresentadora Ana Maria Braga

Simone Menocchi, de O Estado de S. Paulo,

06 de abril de 2009 | 17h32

As celebrações religiosas de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida - maior centro de peregrinação do país - devem reunir cerca de 140 mil pessoas e neste ano vai contar com a participação da apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga. Pela primeira vez uma artista participa das celebrações da Semana Santa na basílica. De acordo com a assessoria de imprensa, o convite foi feito pela prefeitura da cidade, e Braga ficará hospedada no mesmo local onde o papa Bento XVI ficou, o Seminário Bom Jesus. A participação dela será na cerimônia da Paixão de Cristo, na sexta-feira, 10, à tarde, quando fará a leitura de um texto sobre o tema.

 

A programação do chamado Tríduo Pascal começa às 7 horas da manhã de quinta-feira, 9. Durante todo dia haverá orações no Santuário Nacional e às 20 horas a missa da Ceia do Senhor - também chamada de celebração de lava-pés - onde Cristo lavou os pés dos apóstolos.

 

Como nos anos, a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro - chamada de Via Sacra - será realizada a partir das 5 horas da manhã. Os fiéis - pelo menos 5 mil pessoas - sobem o morro descalços e levam velas nas mãos. Entoando cânticos religiosos percorrem as fases que Jesus Cristo passou antes de ser crucificado. As 15h começa a encenação da Paixão de Cristo, que será transmitida pela emissora TV Aparecida e em seguida, a procissão de Jesus Morto, também chamada de Procissão do Enterro.

 

O sábado de Aleluia tem início às 6 horas com orações na Basílica que seguem até às 20h, horário que será realizada a missa de Aleluia. No domingo serão realizadas sete missas, a partir das 5h30.

Tudo o que sabemos sobre:
Páscoareligião

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.