Célula ´desinibida´ fica mais forte para combater câncer

Cientistas identificam proteína que inibe ação de células NK, capazes de combater também infecções

Por Agencia Estado

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Clínicas de Montreal, no Canadá, conseguiram identificar um dos mecanismos básicos que controlam o funcionamento das células NK (de ?natural killer? ou "assassina natural"). Há anos que cientistas em todo o mundo tentam desenvolver métodos para aumentar a produção de células NK. Produzidas pelo sistema imunológico, tais células são responsáveis por identificar e destruir células cancerosas ou células infectadas por vírus - como os que causam doenças tipo hepatite ou herpes. A deficiência em células NK está associada ao aumento na freqüência do câncer e infecções. A equipe liderada por André Veillette demonstrou que uma proteína conhecida como EAT-2, presente em células NK, suprime seu caráter destrutivo. Segundo os cientistas canadenses, inibir a EAT-2 com medicamentos específicos pode estimular a atividade das células NK, o que ajudaria a combater o câncer e certas infecções. Em estudos feitos com camundongos, com a eliminação da molécula EAT-2 por manipulação genética, os cientistas canadenses verificaram a produção de células NK muito mais eficientes. Segundo comunicado do Instituto de Pesquisas Clínicas de Montreal, isso abre uma porta para o uso de medicamentos que atuem junto com quimioterapia ou radioterapia para aumentar a eficácia de tratamentos contra o câncer. A novidade será publicada na próxima edição da revista Nature Immunology, e deve sair antes no site da publicação. O artigo é resultado de cinco anos de pesquisas pelo grupo de Veillette.