Células-tronco animam quem luta contra calvície

Células-tronco embrionárias ou adultas são capazes de se transformar e constituir pele, pêlos e cabelos, segundo estudo feito na Universidade Rockefeller e publicado na revista Cell. É mais uma pesquisa que anima quem busca solução definitiva para a calvície.Por enquanto, os bons resultados foram constatados apenas em ratos pelados. Elaine Fuchs, do Instituto Médico Howard Hughes, explicou que células-tronco dérmicas e foliculares se regeneraram quando instaladas em cultivos de laboratório. Quando implantadas na pele do roedor, geraram folículos e áreas com grande densidade de pêlos.O artigo científico revela que foram produzidos pêlos, células de pele e também glândulas sebáceas. Isso significa que a estratégia pode ser usada também para a reconstituição de tecidos de pele.O fato de terem sido usados dois tipos diferentes de células-tronco com resultados parecidos também entusiasmou os cientistas. "Isso nos ajudará a entender como podemos induzir as células-tronco a entrar em uma diferenciação específica nos cultivos", afirmou Elaine.Outro estudo, publicado em março passado, já havia demonstrado a viabilidade de se usar células-tronco para produzir pêlos em ratos. O trabalho foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia.   leia mais sobre células-tronco

03 de setembro de 2004 | 12h21