Células-tronco da pele crescem como 3 tipos de tecido

Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos isolou células-tronco de pele humana, cultivou em laboratório e as induziu a crescer como células de gordura, músculos e ossos, segundo um artigo publicado na revista Stem Cells and Development.O estudo, realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest e do Hospital Batista da Carolina do Norte, é um dos primeiros a demonstrar a capacidade de uma única célula-tronco de se transformar em vários tipos de tecido.Anthony Atala, diretor de Medicina Regenerativa no Instituto Wake Forest e chefe da equipe de pesquisa, disse que "essas células devem representar um recurso valioso para recondicionar tecidos e órgãos".Como as células desse estudo foram coletadas da própria pele do paciente adulto, "não deve haver problemas de rejeição de tecidos ou órgãos", acrescentou.Os pesquisadores cultivaram células mesenquimais - um tipo de célula-tronco que também se encontra na medula óssea - e usaram mostras de tecido de 15 doadores. Os cientistas conseguiram isolar células-tronco individuais, que depois foram cultivadas em laboratório.Foram aplicadas sobre elas hormônios e fatores de crescimento, para induzi-las a se transformar em células de gordura, músculo e ossos.Quando as células diferenciadas foram cultivadas em moldes tridimensionais e implantadas em ratos, elas mantiveram as características correspondentes ao tecido ósseo, muscular e adiposo."Nosso estudo mostra que é possível obter células-tronco mediante uma simples biópsia de pele. E delas podem ser obtidos três tecidos vitais", disse Shay Soker, professor de cirurgia em Wake Forest.   leia mais sobre células-tronco

23 de junho de 2005 | 10h03