Células-tronco transformam-se em neurônios motores

Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, conseguiram produzir neurônios relacionados à atividade motora a partir de células-tronco embrionárias humanas.O estudo foi publicado na Nature Biotechnology (www.nature.com/nbt) e acrescenta esperanças na busca de tratamento para doenças nervosas degenerativas, como a esclerose lateral amiotrófica.Os chamados neurônios motores transmitem os comandos do cérebro e da coluna e determinam quase todos os movimentos do corpo. Doenças que afetam estes neurônios têm seus movimentos comprometidos, e os pesquisadores buscam formas de substituir tais células.A equipe liderada por Su-Chun Zhang relatou que as células-tronco retiradas de embriões humanos foram cuidadosamente cultivadas para que se desenvolvessem corretamente como neurônios motores. Segundo Zhang, um coquetel de proteínas era administrado em momentos cuidadosamente calculados."Temos de ensinar as células a mudar passo a passo, e cada passo tem condições diferentes numa janela específica de tempo", explicou ele num comunicado sobre a pesquisa.Segundo Zhang, o estudo mostrou também algo importante para futuras pesquisas: células-tronco humanas não se desenvolvem necessariamente da mesma forma como as células-tronco de outros animais. "Não podemos simplesmente transpor estudos feitos com animais para os humanos", advertiu.   leia mais

31 de janeiro de 2005 | 13h13