Cérebro produz ´maconha natural´ contra a dor

Uma substância química similar a compostos presentes na maconha que é produzida naturalmente no cérebro ajuda a aliviar a dor, de acordo com cientistas americanos. A descoberta deve levar a novos medicamentos que podem estimular essa resposta natural do organismo.Até agora as pesquisas científicas nesta área vêm se concentrando em produzir medicamentos a partir de substâncias presentes na maconha, mas a equipe americana escreveu em artigo na revista Nature que o aprendizado de como a substância produzida no cérebro funciona pode levar a medicamentos com menos efeitos colaterais.Quando o organismo sofre dor em circunstâncias estressantes como um ferimento ao se praticar esporte e mesmo resultante de um tiro, o organismo é protegido por um período de tempo - uma resposta chamada analgesia induzida por estresse.Estresse e dorUm estudo em ratos de laboratório feito pelas universidades americanas da Califórnia e da Geórgia observou, pela primeira vez, como substâncias químicas chamadas endocanabinóides desempenham um papel nesse processo.Descobriu-se que a produção de um composto canabinóide, 2-AG, é iniciada por dor ligada a estresse. Depois os pesquisadores buscaram formas de estimular essa resposta natural.Normalmente, uma determinada enzima interrompe a produção de 2-AG. A equipe de pesquisadores desenvolveu uma substância química que conseguiu bloquear a ação dessa enzima.Assim, teoricamente, o organismo poderia continuar a produzir 2-AG.

23 de junho de 2005 | 09h26