Xinhua Photo
Xinhua Photo

China completa mapa de mais alta resolução da superfície lunar

As imagens foram recolhidas por uma câmera do satélite artificial chinês lançado em outubro de 2007

Efe,

29 Setembro 2009 | 14h23

Especialistas chineses anunciaram a conclusão do mapa de mais alta resolução da Lua, cobrindo toda a superfície do satélite e elaborado com as imagens tomadas pela primeira sonda lunar chinesa, Chang E I, informou nesta terça-feira, 29, a agência oficial Xinhua.

 

As imagens foram recolhidas por uma câmera do satélite artificial chinês, lançado em outubro de 2007, e o mapa será utilizado pelos especialistas do país asiático para estudar as leis de formação geológica da superfície lunar e sua evolução.

 

O mapa "fixa as bases para o estabelecimento de futuros projetos científicos" da China na Lua, destacou o acadêmico Liu Xianlin, chefe da equipe de especialistas que há completado o trabalho cartográfico.

 

A sonda lunar filmou mais de nove milhões de unidades de informação, com as quais os especialistas elaboraram um planisfério lunar de três quilômetros por pixel de resolução.

 

O programa espacial lunar do país asiático se prepara para sua segunda fase, que inclui a colocação de um veículo na Lua para recolher amostras de solo e pedras.

Mais conteúdo sobre:
Luaciênciaespaço

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.