Ciência se aproxima de uma capa de invisibilidade

Pesquisadores desenvolveram material que pode 'ocultar' um item da detecção por micro-ondas

AP,

15 de janeiro de 2009 | 20h02

Eles não podem ser iguais ao Harry Potter ainda, mas cientistas estão chegando perto de criar uma verdadeira capa de invisibilidade.  Pesquisadores da Universidade de Duke, que desenvolveram um material que pode "ocultar" um item da detecção por micro-ondas, relataram que expandiram o número de comprimentos de onda que pode bloquear.  Em agosto, a equipe relatara o desenvolvimento dos chamados metamateriais que poderiam desviar micro-ondas ao redor de um objeto tridimensional, essencialmente fazendo com que se torne invisível às ondas.  O sistema funcionam como uma miragem, em que o calor causa o desvio de raios de luz e encobre a estrada com uma imagem do céu.  Pesquisadores relataram nesta quinta-feira, 15, na revista Science, terem desenvolvido uma série de comandos matemáticos para guiar o desenvolvimento de mais tipos de metamateriais para ocultar objetos de um número maior de ondas eletromagnéticas.  "O novo mecanismo pode encobrir um objeto de um espectro muito maior de ondas - praticamente sem limite. A abordagem que usamos deve nos ajudar a expandir e melhorar nossas habilidades com diferentes tipos de ondas", disse o pesquisador David R. Smith.  A nova "capa de invisibilidade" é composta de mais de 10 mil peças individuais de fibra de vidro arrumadas em filas paralelas.

ciênciainvisibilidade