AP
AP

Cientista do Irã anuncia criação de um clone de cabra

Em 2006, o Irã já havia se tornado o primeiro país do Oriente Médio a clonar uma ovelha

Associated Press,

16 de abril de 2009 | 12h57

Cientistas iranianos clonaram uma cabra e planejam realizar experimentos que, esperam, levarão ao tratamento de pacientes de derrame, diz o principal responsável pelo feito.

 

Nasce em Dubai o primeiro camelo clonado do mundo

 

A cabra. chamada Hana, nasceu na manhã de quarta-feira, 15, na cidade de Isfahan, na região central do Irã, disse o cientista  Mohammed Hossein Nasr e Isfahani, chefe do Instituto de Pesquisa Royan.

"Com o nascimento de Hana, o Irã se torna um dos cinco países no mundo a clonar um filhote de cabra", disse ele.

 

Em 2006, o Irã já havia se tornado o primeiro país do Oriente Médio a clonar uma ovelha. O animal segue vivo e saudável, segundo o instituto.

 

O esforço é parte da perseguição da meta iraniana de se tornar uma potência científica e tecnológica na região até 2025. Em particular, o país luta para dominar as tecnologias na área nuclear, aeroespacial e médica.

 

O trabalho nuclear do Irã já levou um impasse internacional em torno das alegações ocidentais de que o país pretende desenvolver armas nucleares, o que o país nega.

 

A clonagem de ovelhas e outros animais pode levar a avanços na pesquisa médica, incluindo o uso de animais clonados na produção de anticorpos contra doenças humanas, disse Isfahani. A clonagem de animais conta com a aprovação da liderança religiosa xiita, que baniu a clonagem humana.

Tudo o que sabemos sobre:
clonagemirã

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.