Cientista reconstitui 'voz' do homem de Neandertal

Antropólogo cria modelo em computador de como seria o aparelho vocal do hominídio

Por BBC Brasil

Um antropólogo criou com um computador um modelo que reconstitui o aparelho vocal do Homem de Neandertal para simular sua voz. O trabalho foi divulgado nesta semana pela revista científica New Scientist. Robert McCarthy, da Florida Atlantic University, em Boca Raton, nos Estados Unidos, trabalhou a partir de fósseis franceses que datam de 50 mil anos atrás. Os Neandertais, que pertencem à mesma família que o Homo sapiens, teriam sido extintos da Terra há cerca de 30 mil anos.   Veja também:    Ouça a voz do Homem de Neandertal Nos anos 70, uma equipe de cientistas da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, conseguiu calcular as dimensões da laringe do homem de Neandertal com base no tamanho de um fóssil de crânio. Alguns cientistas criticaram o trabalho da Universidade de Brown e sugeriram que os cálculos estavam errados. Apesar disso, McCarthy usou o estudo para basear sua simulação. Ele fez três reconstituições diferentes. Os modelos de McCarthy tentam, pela primeira vez, dar uma indicação de como o homem de Neandertal falava. O estudo concluiu que o homem de Neandertal não seria capaz de falar com a mesma sofisticação dos homens modernos. O antropólogo afirma que o hominídio não possuía alguns sons de vogais característicos da fala moderna.