Cientistas acham macaco desconhecido na África

Mangabey da Montanha pode ser aparentado com a família do babuíno

Por Agencia Estado

Uma nova espécie de macaco foi descoberta nas montanhas no sul da Tanzânia. Acredita-se que o animal seja uma espécie em grande perigo de extinção, com apenas mil indivíduos remanescentes. Ele se chama Mangabey da Montanha e vive em árvores. Os cientistas acham que o novo macaco é aparentado com a família do babuíno. Os detalhes da descoberta foram divulgados na revista Science. O Mangabey da Montanha (Lophocebus kipinji) é de cor marrom, com um grito suave que lembra uma buzina. Ele vive em regiões até 2,45 mil metros acima do nível do mar e tem pelos longos para enfrentar o frio. Mas os cientistas temem que ele esteja sob sério risco de extinção porque a exploração ilegal de madeira devastou parte de seu habitat natural. Um dos primeiros cientistas a ver o animal, Tom Butynski, diz que a sensação é única. ?Sua boca fica escancarada e um grande sorriso desponta no seu rosto?, afirma ele. Butynski participou de uma equipe de cientistas norte-americanos que viajou à reserva florestal de Ndundulu para investigar rumores de que haviam sido vistos espécimes do mangabey sanje, um primo do novo macaco que também é raro. Sem que eles soubessem, um outro grupo de cientistas estava a algumas centenas de quilômetros procurando o mesmo primata. Este segundo grupo era liderado por Tim Davenport, da Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem, de Nova York. Ele e seus colegas estavam na Tanzânia havia vários meses tentando obter imagens do mangabey singe quando caçadores locais disseram ter visto um animal estranho que chamavam de Kipnis. Os cientistas finalmente viram o recém-identificado macaco no ano passado. A existência de um mamífero tão grande vivendo anônimo por tanto tempo espantou biólogos. Fazia mais de duas décadas que havia ocorrido a última descoberta de um novo macaco africano.