Cientistas acham molécula orgânica em planeta distante

Uma molécula orgânica foi detectadapela primeira vez na atmosfera de um planeta fora do nossoSistema Solar, o que é importante na busca por vidaextraterrestre. Usando o telescópio orbital Hubble, os astrônomos acharammetano na atmosfera do planeta HD 189733b, que tem mais oumenos o tamanho de Júpiter e fica a 63 anos-luz da Terra,segundo pesquisa publicada na quarta-feira pela revista Nature. Moléculas orgânicas contêm ligações carbono-hidrogênio, epodem ser encontradas em coisas vivas. O metano, por exemplo,aparece no gás natural e em arrotos do gado.Mas os cientistas se apressaram em dizer que esse distanteplaneta --com temperaturas em torno de 1.000 graus celsius--não é em princípio candidato a abrigar formas de vida. "Para este planeta específico que observamos, o metano nãopode ser produzido biologicamente. É altamente improvável queas vacas pudessem sobreviver lá", disse a pesquisadora GiovannaTinetti, do University College, de Londres. No futuro, segundo ela, os cientistas pretendem repetir asobservações em planetas mais propícios à vida. O HD189733b é um dos mais de 270 planetas ditosextra-solares. É um "Júpiter quente", ou seja, um gigantegasoso que orbita próximo à sua estrela. Esse especificamentecompleta uma volta a cada dois dias terrestres. O metano, composto por carbono e hidrogênio, aparece emvários planetas do Sistema Solar. "Sob as condições corretas, ometano pode contribuir para a formação de aminoácidos [que sãoum composto importante para a vida]", disse outro pesquisadordo grupo, Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato daNasa, a agência espacial norte-americana. Os cientistas também puderam confirmar a descoberta jáanunciada previamente de moléculas de água na atmosfera doplaneta. Os cientistas usam um método chamado espectroscopia detrânsito para analisar a luz da estrela-mãe quando distorcidapela passagem do planeta. "Pode-se pensar num prisma fazendo um espectro de arco-írisquando se joga luz através dele [...]. As moléculas naatmosfera do planeta deixam uma impressão-digital no espectro",disse Swain por telefone. Em outro trabalho, astrônomos usaram o telescópio espacialSpitzer e o telescópio havaiano Keck 2 para encontrar moléculasde água em discos de gás e poeira em torno de duas estrelasjovens. A água está no centro dos discos giratórios de partículasque podem eventualmente se aglutinar para formar planetas emtorno das estrelas DR Tau, a 457 anos-luz da Terra, e AS 205 A,a 391 anos-luz da Terra, segundo artigo publicado na revistaAstrophysical Journal Letters.