Cientistas anunciam produção de clones humanos embrionários

Associated Press,

17 de janeiro de 2008 | 15h10

Pesquisadores nos Estados Unidos anunciaram ter produzido embriões que são clones de dois homens, um passo rumo ao desenvolvimento de células-tronco com valioso potencial terapêutico.    Entenda o uso das células-tronco  Cientistas transformam células humanas em células-tronco   O novo relato documenta embriões criados a partir de células comuns da pele. Mas esta não é a primeira vez em que clones humanos embrionários são feitos. Em 2005, por exemplo, cientistas do Reino Unido informaram ter usado células-tronco embrionárias para gerar um embrião clonado. Ele amadureceu o bastante para gerar células-tronco, mas nenhuma foi extraída.   Os novos embriões não geraram células-tronco e, por conta disso, a nova pesquisa foi recebida com frieza pela comunidade científica. "Acho difícil determinar o que há de novo", disse o pesquisador Doug Melton, do Instituto de Células-Tronco de Harvard. Ele disse que o desafio é "criar uma linhagem de células-tronco embrionárias humanas" a partir de embriões clonados.   O cientista coreano Hwang Woo-suk  havia alegado, anos atrás, ter obtido tais linhagens, mas sua pesquisa se revelou uma fraude.   Um dos autores do novo estudo, Samuel Wood, que é também o principal executivo da empresa  Stemagen Corp., disse que seus colegas agora tentarão desenvolver as linhagens. O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira do periódico  Stem Cells.   Cientistas dizem que células-tronco de embriões clonados poderiam representar uma importante ferramenta para o estudo de doenças, testes de novas drogas e, talvez, a criação de tecidos para transplante.   Mas há objeções. O processo "envolve a criação de vidas humanas em laboratório apenas para destruí-las para o suposto benefício de terceiros", disse o porta-voz da Conferência dos Bispos dos EUA, Richard Doerflinger.   na pesquisa atual, pesquisadores extraíram células da pele de Wood e de outro voluntário e produziram três embriões com DNA que correspondia ao dos homens.

embriãoclonecélulas-tronco