Cientistas criam novo tipo de coletor de energia solar

Revestimento sobre o vidro transforma janelas em placas solares; tecnologia pode chegar ao mercado em 3 anos

AP

10 de julho de 2008 | 19h09

Pesquisadores norte-americanos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um sistema que transforma janelas em placas solares, permitindo que as pessoas vejam claramente ao mesmo tempo em que coletam energia.  Um revestimento sobre o vidro leva os fótons de luz a um coletor solar na borda da janela, reportaram Marc Baldo, engenheiro elétrico do MIT, e seus colegas na edição de sexta-feira da revista Science.  "Acreditamos que essa é uma tecnologia prática para a redução do custo da energia solar", disse Baldo. O revestimento para vidro absorve a luz que chega e então reemite a energia para o vidro, que a conduz para as células solares. Os revestimentos podem variar de cores vibrantes ao transparente. Os materiais não são caros e podem ser adicionados a painéis solares já existentes, disseram os pesquisadores, acrescentando que eles acreditam que a tecnologia pode achar seu lugar no mercado em cerca de três anos.

energiaciência