Cientistas descobrem gene que transforma menino em menina

Segundo a revista Scientific American, três genes podem fazer com que macho genéticos desenvolvam ovários

Segundo a Scientific American, cientistas descobriram por que algumas crianças com genes que as deveriam tornar meninos nascem, ao contrário, meninas.   O estudo, publicado na revista Nature, mostra que a questão é se um gene chamado Sox9 está ativo ou não. Quando ativo em embriões geneticamente determinados como fêmeas, o gene ocasiona gônadas masculinas que, se o processo de se tornar um macho completo falhar, se transformam em células foliculares, que se tornam ovários. Já quando inativo em machos genéticos, eles desenvolvem ovários e podem, finalmente, tornar-se fêmeas.   De acordo com a revista, biólogos acreditam que o fenômeno ocorra em cerca de 1 a cada 20 mil machos genéticos e que a descoberta pode talvez possibilitar o tratamento de reversão sexual através de manipulação genética após o nascimento.   Para entender esse processo, os cientistas manipularam o gene Sox9 em ratos geneticamente modificados. Eles descobriram que o que o ativa é o produto de dois outros genes.