Cientistas descobrem mamífero que devorava dinossauros

Cientistas identificaram, na China, os restos fossilizados de um dinossauro dentro do estômago de um mamífero. Segundo cientistas, a última refeição do animal, do tamanho aproximado de um gato, mostra pela primeira vez que mamíferos caçavam pequenos dinossauros há cerca de 130 milhões de anos.A descoberta contradiz a visão tradicional de que os primeiros mamíferos não passavam de pequenas criaturas assustadiças, do tamanho de esquilos, que corriam para se esconder dos gigantescos lagartos. No caso deste mamífero predador, a vítima era um dinossauro que dia cerca de 15 cm.Um segundo fóssil de mamífero descoberto no mesmo local tem a honra de ser o maior mamífero primitivo já descoberto. É do tamanho de um cachorro moderno, 20 vezes maior que a maioria dos mamíferos do início do período Cretáceo.Considerando os novos espécimes, os cientistas sugerem que na chamada Era dos Dinossauros - dominada por répteis herbívoros de 85 toneladas e pelo surgimento de terríveis predadores - alguns dinossauros menores eram forçados a tomar cuidado com o apetite de mamíferos nada tímidos."Esta nova evidência dá uma figura drasticamente diferente", diz o paleontólogo Meng Jin, do Museus de História Natural de Nova York, um dos autores do artigo sobre a descoberta publicado na revista Nature.

12 de janeiro de 2005 | 18h49