Verme se autofecunda na ausência de parceiro, mostra estudo

Parasitas injetam esperma em si mesmos; segundo pesquisadores, processo é alternativa em condições ecológicas desfavoráveis

PARIS - Uma espécie de verme plano (platelminto) é capaz de se autofecundar injetando o próprio sêmen na cabeça, na ausência de cópula com outro indivíduo, indica um estudo publicado nesta quarta-feira, 1º, pela revista da Royal Society britânica.

Para a maioria dos animais, a abstinência a relações com parceiros é sinônimo de ausência de descendentes ou indício de extinção. Isso não se aplica aos vermes planos da espécie Macrostomum hystrix.

Macrostomum hystrixem imagem detalhada Foto: The Royal Society/Divulgação

Se são mantidos afastados de suas eventuais parceiras, estes parasitas hermafroditas são capazes de injetar esperma em si mesmos, descobriram investigadores da Universidade da Basileia, na Suíça, e da Universidade de Bielefeld, na Alemanha.

Habitualmente, os vermes utilizam o pênis para introduzir sêmen nos parceiros através da pele, em um processo chamado de 'inseminação hipodérmica'. Os indivíduos que copulam possuem órgãos masculino e feminino e se reproduzem por meio de um rito amoroso que se assemelha a um combate: cada verme quer assumir o papel de "pai" e tenta penetrar o outro antes que o parceiro o faça.

Os investigadores determinaram que os vermes somente utilizam a autofecundação em situações de ausência prolongada de reprodução com parceiros e o procedimento acarreta em uma baixa na produção de recém-nascidos e na capacidade de prolongar a vida da prole.

A cópula de indivíduos diferentes é o sistema de reprodução preferido da espécie, porém a autofecundação pode ser um meio alternativo em condições ecológicas desfavoráveis, concluíram os cientistas./AFP