Cientistas desvendam código genético do mamute

Uma equipe de cientistas alemães, americanos e britânicos conseguiu seqüenciar parte do código genético do mamute lanudo (Mammuthus primigenius), um animal extinto há milhares de anos.A pesquisa, divulgada no domingo na versão online da revista Nature, decodificou as 5 mil letras do código genético da mitocôndria do animal, a estrutura celular de geração de energia.O estudo permite uma visão mais profunda da árvore genealógica da família dos elefantes. Ele mostra que o mamute era mais próximo do elefante asiático do que do elefante africano.A árvore genealógica dos elefantes se divide a partir de um ancestral comum há cerca de 6 milhões de anos, com os elefantes asiáticos e os mamutes se dividindo cerca de meio milhão de anos depois.?Finalmente resolvemos a filogenia do mamute, que tem sido objeto de controvérsia nos últimos dez anos?, disse à BBC o principal autor da pesquisa, Michael Hofreiter, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha.Os mamutes viveram na África, na Europa, na Ásia e na América do Norte entre 1,6 milhão de anos e 10 mil anos atrás, durante a era geológica plistocênica.Adaptado para os extremosO mamute lanudo, com sua cobertura de pêlos, estava adaptado para os extremos da era do gelo. Os cientistas já haviam pesquisado antes o DNA de vários mamíferos extintos da era do gelo, preservados em camadas de terra congeladas, mas nunca com tantos detalhes.?Este é o mais longo pedaço de DNA já seqüenciado de qualquer espécie do plistoceno?, disse Hofreiter.A equipe de pesquisadores extraiu e analisou o DNA do mamute usando uma nova técnica que funciona mesmo com pequenas quantidades de osso fossilizado - neste caso, 200 miligramas.Cerca de 46 fragmentos de DNA foram combinados e colocados em ordem, dando um registro completo do DNA mitocondrial do mamute.Apesar de o principal da informação genética de um animal ser encontrado no núcleo da célula, o DNA mitocondrial é particularmente útil para estudar as relações evolucionárias entre as diferentes espécies.O DNA mitocondrial é transmitido pela linha materna com poucas, mas regulares mudanças, dando aos cientistas uma visão sobre o passado da espécie em questão.O seqüenciamento completo do DNA mitocondrial de um animal extinto havia sido feito antes apenas com a moa, pássaro desaparecido há 500 anos.

19 de dezembro de 2005 | 11h41