Cientistas encontram 'arte neandertal' em caverna na Europa

Descoberta sugere que primos desaparecidos do homem moderno também eram capazes de conceber abstrações

Desenho se compõe de profundos sulcos lineares dispostos na horizontal e na vertical Foto: EFE

A descoberta de gravações de formas geométricas de mais de 39 mil anos de antiguidade em uma gruta de Gibraltar, no extremo sul da Península Ibérica, é o primeiro exemplo de arte dos neandertais, o que, para os pesquisadores, sugere que estes primos desaparecidos do homem moderno também eram capazes de conceber abstrações.

"É o primeiro desenho gravado abstrato (...) e deliberadamente feito sobre a parede de uma gruta por alguém que não é um humano moderno", destacou Clive Finlayson, diretor do museu de Gibraltar e coordenador de uma equipe internacional de pesquisa. Nesta segunda-feira, 1º, foram publicados os resultados dos trabalhos que deram lugar a esta descoberta no informe da Academia de Ciências Norte-Americana (PNAS, em inglês).

O achado, na gruta de Gorham, situada em um precipício em frente ao Mediterrâneo, "põe os neandertais mais próximos do homem moderno e sugere que tinham capacidades mentais equivalentes às nossas", acrescentou Finlayson.

O desenho em questão se compõe de profundos sulcos lineares dispostos na horizontal e na vertical que se cruzam. "É o primeiro exemplo de arte nas cavernas, uma representação abstrata feita pelos neandertais e profundamente gravada na pedra, na parte da gruta em que viviam", explicou Francesco D'Errico, diretor de pesquisa do Centro Nacional francês de Investigação Científica (CNRS, em francês), e principal coautor do estudo.

"Sabíamos que os neandertais utilizavam pigmentos, e também haviam sido encontrados objetos com desenhos ou entalhes, às vezes com decorações que pareciam bastante abstratas; mas nunca tínhamos descoberto exemplos de que marcavam as paredes das grutas com ferramentas", acrescentou.

A análise desta gravura, mediante reproduções digitais em três dimensões a partir de fotos, permitiu compreender as etapas de sua realização e ver que não foi produto nem de fenômenos naturais nem de atividades utilitárias, como por exemplo cortar carne ou peles, disse o antropólogo.

Os pesquisadores consideraram que estes sulcos são o resultado de passar de forma repetida a ponta de uma ferramenta muito dura entre 188 e 317 vezes, segundo sugere o exame microscópico da gravura.

A representação estava no fundo da gruta, na parte ocupada há mais tempo. Quando foi encontrada, estava coberta de uma capa de sedimentos de mais de 39 mil anos, segundo a datação por radiocarbono.

A gruta de Gorham foi habitada primeiro por neandertais, há 67 mil anos, que foram substituídos há 40 mil anos pelos homo sapiens.

Para os pesquisadores, esta descoberta enfraquece a hipótese de que as representações abstratas e figurativas nas paredes das cavernas foram uma inovação cultural introduzida pelos humanos modernos ao colonizar a Europa.