Cientistas estudam gene que muda formas de tomate

Sun 1642 dá a vegetais comestíveis formas de pêra, alongadas e ovais.

Da BBC Brasil, BBC

14 de março de 2008 | 08h00

Cientistas americanos pesquisam um gene que modifica vegetais para dá-los formas distintas.O gene, Sun, é capaz de mudar o formato de um tomate para torná-lo ovalado, em forma de pêra ou até parecido com uma pimenta dedo-de-moça.Detalhes de como o gene evoluiu foram publicados no mais recente número da revista científica Science, que mostra em sua capa exemplos de tomates em formatos diversos.A pesquisadora que liderou o estudo, Esther van der Knaap, do departamento de Horticultura da Ohio State University, disse que os tomates são uma espécie de "modelo" para os testes ligados à morfologia dos alimentos.Os pesquisadores querem saber exatamente como o gene atua no tomate, se o Sun 1642 pode ter efeito semelhante em outros vegetais e se este resultado pode ser alcançado através de outros genes.Segundo o estudo, ancestrais do tomate eram pequenos e redonos.A pesquisa mostra como o Sun evoluiu em relação à sua cópia ancestral, o que potencializou sua capacidade de modificar o formato dos alimentos.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.