Cientistas identificam oito fatores da obesidade

Cientistas das Universidades de Glasgow e Bristol, na Grã-Bretanha, afirma ter identificado as oito principais causas da obesidade infantil. Entre elas estão ver televisão em excesso, dormir pouco e ter pais obesos. O estudo envolveu 9 mil crianças e foi publicado no British Medical Journal.Segundo os pesquisadores, as crianças de três anos que vêem mais de oito horas de TV por dia têm alto risco de se tornarem obesas.Segundo os cientistas, a pesquisa reforça a teoria de que o ambiente nos primeiros anos de vida pode determinar a obesidade.FatoresSegundo os cientistas, a forma pela qual esses fatores aumentam o risco é complexa.A obesidade dos pais, por exemplo, pode significar um risco genético ou um risco porque a criança compartilha a experiência familiar de comer muito.Ver TV aos três anos - embora o risco possa atingir outras idades no início da vida - pode ter efeito sobre a obesidade, porque a criança não faz exercícios ou porque come mais. No caso do sono, crianças que dormem mais têm mais probabilidade de ser fisicamente mais ativas.Os pesquisadores disseram que muitas iniciativas para prevenir obesidade foram mal-sucedidas até agora. ?Futuras iniciativas podem se concentrar em mudanças ambientais em períodos relativamente curtos, no início da vida, tentando mudar fatores durante a gravidez, primeiros anos de vida e infância, que são relacionados ao um futuro risco de obesidade?, disseram.Os resultados dessa pesquisa não são inesperados, segundo o professor Tony Barnett, chefe do grupo de obesidade e diabete da Universidade de Birmingham. ?Há fatores genéticos que têm influência, mas a mensagem básica é que é o ambiente?, disse. ?O aumento da obesidade que temos visto nos últimos anos não pode ser por causa dos genes.?Segundo Ian Campbell, presidente do Fórum Nacional da Obesidade na Grã-Bretanha, ?é preciso convencer os pais que fatores ambientais são importantes para assegurar que seus filhos não se tornem obesos. "Eles devem fazer seus filhos deixarem de ver televisão e brincar com jogos no computador o tempo todo.?

20 de maio de 2005 | 11h47