Cientistas sugerem início de novo período geológico

Terra estaria entrando no período Antropoceno, causada pela influência dos humanos

Foto do author Redação
Por Redação

Cientistas britânicos sugerem que a Terra pode estar passando por um período de transformação profundo e estaria entrando em um novo período geológica - o Antropoceno, marcado pela influência do homem.     Oficialmente, a Comissão Internacional sobre Estratigrafia estabelece que Terra continua no período Holoceno, iniciado com o fim da última era glacial.     No entanto, em um artigo publicado na edição de fevereiro da revista científica Geological Society of America, os cientistas Jan Zalasiewicz e Mark Williams afirmam que "há provas geológicas suficientes para reconhecer um novo período".   A transição entre épocas geológicas é normalmente atribuída à transformações como registros de fósseis, mudanças no padrão das rochas e sedimentos.   No entanto, no caso do Antropoceno, os cientistas acreditam que o impacto dos seres humanos no planeta é o principal responsável pela transição. "As atividades humanas excedem os processos naturais de muitas maneiras", diz Zalasiewicz. "Por exemplo, os humanos emitem mais CO2 que os vulcões; movem materiais e elementos pela superfície da Terra mais do que os rios, desabamentos de terra e enchentes", explica o cientista.   O artigo cita ainda o aumento nas temperaturas e a acidez dos oceanos como possíveis mudanças para comprovar o novo período.   Segundo os cientistas, as transformações deixarão traços nas camadas de sedimentos terrestres e irão refletir na identificação do Antropoceno no futuro.   Mudanças   De acordo com os cientistas, o impacto dos seres humanos poderá ser percebido de diversas formas. "Para começar, deixaremos uma quantidade enorme de concreto", diz Zalasiewicz.   O artigo indica ainda que haverá uma transformação grande nos registros fósseis, causada pela extinção em massa e pelos resíduos de corpos humanos.   Os cientistas apontam ainda que o aumento da acidez dos oceanos poderá provocar o fim dos recifes de corais. "Geologicamente, esta série de eventos está acontecendo muito depressa", diz o cientista. "Não acredito que as mudanças serão sutis, estes sinais serão muito evidentes", esclarece.   "Nós estamos mudando o planeta de forma significativa. E é possível que estejamos começando um novo período geológico, que poderá ser o período Antropoceno", afirma o estudo.