PUBLICIDADE

Com defeito, Discovery tenta manobra inédita para chegar à ISS

Os jatos de menor potência - usados em ajustes finos da trajetória e velocidade - não estarão disponíveis

Por Associated Press
Atualização:

O ônibus espacial Discovery  deverá se ligar á Estação Espacial Internacional (ISS) às 22h deste domingo (hora de Brasília) usando apenas seus grandes jatos principais para manobrar. Os jatos de menor potência - usados para realizar ajustes finos da trajetória e velocidade da nave - não estarão disponíveis para a manobra, depois que um deles apresentou vazamento após a decolagem.

 

PUBLICIDADE

Os astronautas também são treinados para realizar a manobra de atracagem exclusivamente por meio dos jatos principais, mas ela nunca foi tentada fora dos simuladores, o que torna a missão ainda mais desafiadora para o comandante do Discovery, Rick Sturckow. A nave e a ISS vão se encontrar a uma altitude de 322 quilômetros.

 

O ônibus espacial e sua tripulação de sete astronautas levam várias toneladas de material à ISS, entre suprimentos e equipamento científico. Os astronautas t~em ainda três caminhadas espaciais programadas, para executar atividades de manutenção da estação.

 

A despeito do problemas com os jatos, o Discovery parece ter resistido bem ao lançamento. Análise preliminar de imagens e dados da decolagem não revelam danos à blindagem da nave, diz a Nasa. Foi uma brecha nessa blindagem, aberta durante o lançamento, que levou á destruição do ônibus espacial Columbia durante a reentrada na atmosfera, em 2003.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.