Combinação de gases cria partículas sólidas no ar

Estudo mostra que, além de poeira e fuligem, períodos com menos chuvas têm aumento dos chamados aerosóis

A falta de chuvas faz o ar de cidades já poluídas, como São Paulo, ficarem ainda mais pesados por causa do material particulado, como poeira e fuligem. Agora, cientistas descobriram um novo mecanismo de criação de material particulado: a combinação de dois gases, um emitido pela queima da gasolina (ácidos orgânicos) e outro pelo queima de carvão (dióxido de enxofre). Estudo liderado por Renyi Zhang, da Universidade Texas A&M, publicado na revista científica Science (www.sciencemag.org), mostrou em testes de laboratório que esta combinação cria pequenas partículas sólidas chamadas aerosóis. O artigo tem entre seus autores um cientista que conhece como poucos o tema poluição atmosférica, o químico Mario Molina, ganhador do Nobel de Química por mostrar que o CFC destrói a camada de ozônio da Terra. O mecanismo pode ser muito importante para a formação de aerosol em regiões que tenham a emissão dos dois compostos. "A formação dessas novas partículas pode ocorrer com grande eficiência no norte da América, leste da Ásia e algumas partes da Europa Central", dizem os autores.