Combinação de gases cria partículas sólidas no ar

A falta de chuvas faz o ar de cidades já poluídas, como São Paulo, ficarem ainda mais pesados por causa do material particulado, como poeira e fuligem. Agora, cientistas descobriram um novo mecanismo de criação de material particulado: a combinação de dois gases, um emitido pela queima da gasolina (ácidos orgânicos) e outro pelo queima de carvão (dióxido de enxofre).Estudo liderado por Renyi Zhang, da Universidade Texas A&M, publicado na revista científica Science (www.sciencemag.org), mostrou em testes de laboratório que esta combinação cria pequenas partículas sólidas chamadas aerosóis.O artigo tem entre seus autores um cientista que conhece como poucos o tema poluição atmosférica, o químico Mario Molina, ganhador do Nobel de Química por mostrar que o CFC destrói a camada de ozônio da Terra.O mecanismo pode ser muito importante para a formação de aerosol em regiões que tenham a emissão dos dois compostos. "A formação dessas novas partículas pode ocorrer com grande eficiência no norte da América, leste da Ásia e algumas partes da Europa Central", dizem os autores.

04 de junho de 2004 | 10h20