Começa Cúpula da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Líderes mundiais se reúnem para renovar e acelerar a promessa que fizeram há dez anos

Efe

20 Setembro 2010 | 11h48

NAÇÕES UNIDAS - Governantes de todo o mundo iniciaram nesta segunda-feira, 20, uma reunião de três dias na sede da ONU em Nova York para renovar e acelerar a promessa que fizeram há dez anos de erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo, buscando um financiamento inovador para o desenvolvimento.

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou na cerimônia de abertura que, apesar da crise, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) "são alcançáveis".

 

A Cúpula sobre o cumprimento dos ODM foi convocada pelo secretário-geral da ONU para os dias 20, 21 e 22 de setembro, para lembrar a comunidade internacional que devem ser cumpridos os compromissos de ajuda aos mais necessitados.

 

Na reunião, espera-se que a União Europeia (UE) se comprometa a fornecer US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos e haja anúncios de novas ajudas por parte de organismos internacionais, como o Banco Mundial.

 

No relatório que será apresentado hoje por Ban Ki-moon, o secretário-geral advertirá sobre a necessidade de US$ 100 milhões até 2015 para garantir o cumprimento dos ODM. Ele sugere a busca de novas fórmulas financeiras.

 

A presença de líderes de 192 países tornou necessária a adoção de enormes medidas de segurança nos arredores da sede da ONU e o fechamento do trânsito de pessoas e veículos por várias ruas centrais de Manhattan.

 

A reunião precede o debate anual da Assembleia Geral da ONU, que será realizado entre 23 e 30 de setembro, no qual chefes de Estado e chanceleres de 192 países dialogarão sobre tema da atualidade internacional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.