Divulgação/Nasa TV
Divulgação/Nasa TV

Concluída última caminhada espacial da missão Endeavour

Os astronautas rearranjaram as conexões elétricas de um par de giroscópios e instalaram câmeras de TV

Associated Press,

27 de julho de 2009 | 14h44

Dois astronautas concluíram a quinta e última caminhada espacial da missão atual do ônibus espacial Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS).  Christopher Cassidy e Thomas Marshburn adiantaram-se tanto nas tarefas previstas que até fizeram alguns serviços além do previsto, numa mudança bem-vinda para uma missão que vinha sendo atrapalhada por dificuldades com equipamento e outros problemas.

 

"Como vocês caras estão com tanta facilidade, nós estamos ficando sem tarefas", disse o controle da missão, quando a caminhada aproximava-se das quatro horas de duração. Vinte minutos mais tarde, veio o chamado: "Acabaram-se as tarefas". A caminhada espacial durou apenas 4h54min, e preparou o caminho para a partida do ônibus espacial, marcada para esta terça-feira, 28.

 

Comparada com caminhadas anteriores, esta foi feita de uma miscelânea de tarefas mais ou menos mundanas.

 

Os astronautas rearranjaram as conexões elétricas de um par de giroscópios e retiraram o isolamento de uma mão robotizada. Em seguida, instalaram duas câmeras de TV na entrada do laboratório japonês Kibo. As câmeras vão ajudar a acompanhar experimentos realizados na parte externa do laboratório e na atracagem de uma nave cargueira japonesa.

 

"Congratulações, vocês acabam de completar a montagem", disse o controle de missão, assim que a segunda câmera foi instalada. O laboratório, que sozinho custou US$ 1 bilhão, exigiu três voos de ônibus espaciais e mais de um ano para ficar completo.

Tudo o que sabemos sobre:
estação espacialissendeavour

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.