Divulgação/NASA/Efe
Divulgação/NASA/Efe

Cosmonautas chegam pela primeira vez ao novo módulo científico na ISS

Novo espaço será utilizado para realizar experiências biotecnológicas e testes de materiais

Efe

20 Maio 2010 | 11h11

MOSCOU - O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), Oleg Kotov, e o engenheiro Aleksandr Skvortsov chegaram nesta quinta-feira, 20, pela primeira vez ao novo módulo científico russo Rassvet (MIM-1), acoplado à plataforma orbital no último dia 18.

 

Veja também:

linkCassini fotografa sombra dos anéis no equador do planeta Saturno

linkAstronauta desembaraça cabo preso a viga do ônibus espacial

 

"Os cosmonautas entraram no módulo com máscaras anti gás e outros equipamentos de proteção, de acordo com as medidas de segurança. Em primeiro lugar, coletaram amostras do ar e os resultados indicaram a necessidade de depuração da atmosfera", indicou um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

 

No final de julho, os russos que integram a tripulação da plataforma orbital realizarão uma caminhada para integrarem o módulo Rassvet ao conjunto da estação espacial.

 

O novo espaço científico, que será utilizado para realizar experiências biotecnológicas e testes de materiais, chegou à plataforma orbital a bordo da nave Atlantis.

 

Em novembro, o laboratório Poisk (MIM-2), que chegou à plataforma orbital a bordo de um cargueiro Progress, somou-se aos outros três módulos do segmento russo da ISS.

 

Em 2012 está previsto o lançamento de um novo laboratório russo, o Nauka.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.