PUBLICIDADE

Debate sobre comportamento abre evento ambiental

Discussão sobre a prática de um ‘consumo sustentável’ contou com público de 70 pessoas

Por Manuel Cunha Pinto
Atualização:

Aconteceu nesta quarta-feira (14) o primeiro dos três Encontros Estadão & Cultura, uma série de debates com temas relacionados ao meio ambiente que vai até sexta-feira (16). Para a discussão sobre Comportamento verde - a etiqueta do século 21, estiveram presentes no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a analista de tendências Lígia Krás, a arquiteta e ambientalista Marussia Whately e a psicóloga e consultora em marketing Beth Furtado. O encontro foi conduzido por Rodrigo Villela, editor do Estadão.

 

PUBLICIDADE

O debate, presenciado por cerca de 70 pessoas, levantou análises sobre uma das tendências mais presentes na sociedade atual: o consumo sustentável. A pertinência do tema se deve, na opinião de Beth, à necessidade de adaptação do ser humano ao novo cenário que se configura no planeta. "Já passou da fase do mudar por amor. Agora vamos ter que mudar pela dor", acredita. O"modismo do sustentável" foi também abordado, de forma crítica. "Por ter virado 'moda', a sustentabilidade é vista como algo superficial por muita gente. Criou-se uma banalização do conceito", criticou Marussia.

 

A relação do consumidor com o mercado esteve no centro da discussão durante grande parte do tempo. "O consumo é a chave deste problema", definiu Beth. Para a psicóloga, o ser humano precisa resolver questões ligadas à sua autoestima para então acabar com o problema do consumo desenfreado. "O mercado fornece porque as pessoas pedem". Para Lígia, acontecimentos como a recente crise financeira mundial obrigam o consumidor a repensar suas ações. "Momentos como aquele levam a um aprendizado", acredita a analista gaúcha.

 

O fim do evento ainda reservou uma surpresa: duas pessoas da plateia mostraram indignação pelo fato de não ter havido discussão sobre energia limpa. Um deles, ex-professor, subiu ao palco, a convite da equipe do caderno Planeta, e expôs paineis sobre um sistema inédito de geração de energia eólica, criado por ele.

 

Amanhã tem mais. A partir das 12h30, Denis Russo Bugierman (jornalista e editor do blog Isso não é normal), Luiz Gonzaga Alves Pereira (presidente da Loga Logística Ambiental) e Sergio Luis Mendonça Alves (Secretário Adjunto e Diretor do Departamento de Limpeza Urbana – Limpurb) discutem o tema Lixo - nova legislação e coleta seletiva. A entrada é gratuita.

 

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.