Descoberta pode levar a sistema de alerta contra terremotos

Por WILL DUNHAM

Cientistas que atuam na falha geológica de San Andreas, na Califórnia, detectaram sutis mudanças no terreno horas antes de dois terremotos, o que pode levar ao desenvolvimento de um sistema de alerta contra sismos. A pesquisa, publicada na quarta-feira na revista Nature, foi realizada com o uso de poços de 1 quilômetro de profundidade em Parkfield, uma área geologicamente instável da Califórnia. Ali, os instrumentos detectaram minúsculas fissuras na rocha, sinalizando a pressão sobre o terreno antes de dois pequenos terremotos, segundo o sismologista Paul Silver, do Carnegie Institution, de Washington, um dos responsáveis pela pesquisa. No primeiro caso, os sinais geológicos ocorreram 10 horas antes de um terremoto de magnitude 3, em dezembro de 2005. Cinco dias depois, o mesmo tipo de sinal apareceu duas horas antes de um terremoto de magnitude 1. "Estamos muito animados com essas observações, e planejamos mais experiências para confirmar se essas mudanças são parte dos processos físicos gerais antes de um terremoto", disse por telefone o sismólogo Fenglin Niu, da Universidade Rice (Houston). Os sistemas de alerta atualmente existentes só avisam sobre um terremoto com poucos segundos de antecedência. Esse padrão na prática não serve para nada em terremotos como o de Sichuan (China), há dois meses, quando muitas das 80 mil vítimas fatais foram surpreendidas dentro de edifícios, como escolas. Silver disse que, se novos sinais como os da Califórnia forem compreendidos, dentro de 10 ou 20 anos talvez possa existir um sistema prático de alerta contra terremotos.