Descoberto dino herbívoro de 180 milhões de anos

Animal media 10 metros de comprimento, pesava entre 7 e 8 toneladas e era herbívoro. Fósseis foram achados na China

Arqueólogos chineses descobriram um conjunto de fósseis pertencentes a um dinossauro herbívoro de 180 milhões de anos atrás na província de Yunnan, rica em restos de animais pré-históricos. Segundo a agência Xinhua, os restos analisados até agora revelam que o animal media 10 metros de comprimento e pesava entre 7 e 8 toneladas. A escavação começou no dia 2, depois que um aldeão encontrou os fósseis em uma montanha de 1.840 metros de altitude. Os cientistas se apressam para completá-la nos próximos dez dias já, que a exposição ao ar começou a danificar os restos. Segundo Chen Ailin, do Museu de Fósseis do condado de Chengjiang, onde foi encontrado o fóssil, o dinossauro tinha patas dianteiras mais curtas que as traseiras, pescoço longo e cabeça pequena, o que mostra que habitava uma região pantanosa, com ervas aquáticas. A China é grande uma fonte de fósseis de dinossauros e de outras espécies pré-históricas e, ao mesmo tempo, de contrabandistas que fazem negócios com eles, como demonstram os incontáveis julgamentos realizados no país contra traficantes nacionais e estrangeiros.