Dilma parabeniza pesquisador que ganhou medalha Fields

Em sua conta no Twitter, presidente disse que conquista 'enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil'

Tânia Monteiro, O Estado de S. Paulo

12 Agosto 2014 | 21h48

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para parabenizar o matemático e pesquisador carioca Artur Avila, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, por ter recebido nesta terça-feira, 12, a medalha Fields. 

"O reconhecimento mundial do trabalho de Avila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil", disse Dilma em seu microblog, ao lembrar que esta medalha é considerada "o prêmio Nobel da matemática", que é entregue aos pesquisadores "que produzem avanços fundamentais para esta ciência". 

A presidente Dilma comentou ainda que Artur Avila "foi escolhido, entre outros motivos, por seu trabalho com a área de sistemas dinâmicos, mais conhecida como a teoria do caos, que busca descrever e prever como evoluem todos os sistemas que mudam com o tempo". Artur Avila Cordeiro de Melo, de 35 anos, escolhido pela União Internacional de Matemática para receber a Medalha Fields, é o primeiro latino-americano a receber o prêmio, que será concedido na manhã desta quarta-feira (horário local) em Seul, na Coreia do Sul. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.