Encontrada única foto da primeira expedição ao Pólo Sul

A fotografia será cedida nas próximas semanas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário do feito

Efe,

07 Outubro 2009 | 16h29

Foto: Divulgação/ Biblioteca Nacional de Australia

 

SYDNEY - A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, informou nesta quarta-feira, 7, a agência oficial AAP.

 

Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, a descobriu após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição.

 

A fotografia, datada em 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais setentrional do globo.

 

Foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum "Vistas da Tasmânia".

 

O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.

 

"Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa", afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.

 

Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós.

 

A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.