Nasa
Nasa

Endeavour prepara-se para aportar na Estação Espacial

Nave passa por mais uma etapa de exames em busca de danos sofridos durante a decolagem na Terra

Associated Press,

17 de julho de 2009 | 14h28

O ônibus espacial Endeavour está dando uma cambalhota no espaço para que os astronautas a bordo da Estação espacial internacional (ISS) possam fotografá-lo de todos os ângulos, em busca de danos à blindagem térmica da nave.

 

Esse procedimento tornou-se padrão após o desastre com o ônibus espacial Columbia, em 2003, que se desintegrou na reentrada por conta de uma brecha aberta nessa blindagem durante o lançamento.

 

O revestimento dos ônibus espaciais frequentemente é atingido por blocos de espuma que se soltam do tanque externo de combustível durante o lançamento.

 

Câmeras gravam imagens do espaço entre o tanque e a nave para que técnicos possam avaliar a severidade dos impactos, e a Nasa disse acreditar que os danos sofridos pelo Endeavour nesta viagem foram "pequenos".

 

O ônibus espacial deve ligar-se à ISS ainda nesta sexta-feira. Ao longo de 11 dias, os astronautas executarão cinco caminhadas espaciais, sendo uma delas para completar a instalação de um laboratório espacial construído pela Agência Espacial Japonesa, o Kibo ("Esperança").

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.