
17 de julho de 2009 | 14h28
O ônibus espacial Endeavour está dando uma cambalhota no espaço para que os astronautas a bordo da Estação espacial internacional (ISS) possam fotografá-lo de todos os ângulos, em busca de danos à blindagem térmica da nave.
Esse procedimento tornou-se padrão após o desastre com o ônibus espacial Columbia, em 2003, que se desintegrou na reentrada por conta de uma brecha aberta nessa blindagem durante o lançamento.
O revestimento dos ônibus espaciais frequentemente é atingido por blocos de espuma que se soltam do tanque externo de combustível durante o lançamento.
Câmeras gravam imagens do espaço entre o tanque e a nave para que técnicos possam avaliar a severidade dos impactos, e a Nasa disse acreditar que os danos sofridos pelo Endeavour nesta viagem foram "pequenos".
O ônibus espacial deve ligar-se à ISS ainda nesta sexta-feira. Ao longo de 11 dias, os astronautas executarão cinco caminhadas espaciais, sendo uma delas para completar a instalação de um laboratório espacial construído pela Agência Espacial Japonesa, o Kibo ("Esperança").
Encontrou algum erro? Entre em contato