Equipe descreve genes saltadores em circuitos neurais

Um grupo de pesquisadores conseguiu descrever o funcionamento de um elemento genético móvel, que tem a capacidade de saltar de um gene para outro. Trata-se de um passo importante para tentar elucidar o mecanismo que provoca a diversidade das células nervosas geradas ao longo do desenvolvimento de um ser vivo.Os genes saltadores existem em todos os seres vivos, mas os elementos móveis chamados Line-1, que acabam de ser descritos pelos cientistas do Instituto Salk (Estados Unidos) na Nature, funcionam apenas em seres humanos. Entender o formato único que cada um dos circuitos neurais tem é um sonho perseguido pelos geneticistas.Os pesquisadores, em estudos realizados em ratos, conseguiram interferir no sistema e também no produto gerado por eles. No caso, células nervosas.Os elementos estudados pelos cientistas fazem com que a maquinaria deles se mova por si só e também mobilize outros elementos. Os pesquisadores conseguiram identificar ainda o salto do mecanismo de um cromossomo para o outro.Os autores especulam que as diferenças observadas no cérebro, em termos de organização e função, de uma pessoa para outra, podem ser explicadas pelo funcionamento dos elementos genéticos móveis.Apesar de ser um passo importante, muitas dúvidas científicas precisam ser respondidas ainda, advertem os próprios autores.acesse: Somatic mosaicism in neuronal precursor cells mediated by L1 retrotransposition, de Alysson R. Muotri, Vi T. Chu, Maria C. N. Marchetto, Wei Deng, John V. Moran and Fred H. Gage   resumo   texto integral (para assinantes da Nature)

16 de junho de 2005 | 14h05