Equipes disputam prêmio da Nasa para criar elevador espacial

Em vez de queimar combustível como os foguetes, elevadores elétricos poderiam subir e descer por um cabo

Associated Press,

04 Novembro 2009 | 14h11

Um elevador que suba por um cabo até a órbita da Terra poderia ser um meio de transporte mais econômico que os foguetes de hoje. Esta é a meta do Space Elevator Games, um concurso com prêmio de US$ 2 milhões realizado durante esta semana no deserto de Mojave.

 

Falha em dois paraquedas danifica novo foguete da Nasa

Foguete criado para substituir ônibus espaciais faz 1º voo

 

Em um teste crucial do conceito, robôs alimentados por raios laser tentarão escalar um cabo estendido a partir de um helicóptero, a mais de 1 km de altitude.

 

Três equipes classificaram-se para participar do evento, no leito seco de um lago próximo ao Centro Dryden de Pesquisas da Nasa. As tentativas devem ocorrer entre esta quarta-feira, 4, e quinta.

 

Financiado por um programa da Nasa para explorar propostas tecnológicas ousadas, o concurso é um passo no caminho para trazer o conceito de elevador espacial para a realidade. Embora a ideia seja antiga, a possibilidade da tecnologia só foi popularizada a partir do romance As Fontes do Paraíso, de Arthur C. Clarke.

 

Em vez de queimar combustível como os foguetes, elevadores elétricos poderiam subir e descer por um cabo ancorado a uma massa em órbita geoestacionária.

 

S eletricidade seria transmitida por meio de lasers baseados no solo que emitiriam feixes na direção de painéis fotoelétricos montados nos carros dos elevadores.

 

A competição já ocorre há três anos, e até hoje não produziu um vencedor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.